quinta-feira, 17 de abril de 2014

Rio teria pago propina para ser a sede dos jogos em 2016

Livro do jornalista britânico Andrew Jennings levanta suspeitas de que o Rio teria comprado votos no Comitê Olímpico Internacional (COI) para ser eleito a sede dos Jogos de 2016.

Em “Omerta”, livro que ele acaba de publicar nesta semana, a uma sugestão de que houve propina e segue-se contando detalhes dos bastidores da cartolagem internacional. A base da acusação é a constatação de que um dia antes da votação em 2009 para saber que cidade ficaria com a sede dos Jogos Olímpicos, o polêmico dirigente Jean Marie Weber foi visto na festa de gala do COI, em Copenhague, na Dinamarca.

Weber havia sido apontado pela Justiça suíça por ser a pessoa que fazia pagamentos de propinas a cartolas de todo o mundo e fechava acordos secretos em sintonia com João Havelange, nos anos em que o brasileiro havia sido presidente da Fifa. Weber também foi quem o então chefe da Adidas nos anos 70, Horst Dassler, estabeleceu para intermediar os negócios e até ajudar a eleger Havelange em 1974 como presidente da Fifa.

No evento do COI em 2009, tanto Weber quanto Havelange estavam uma vez mais no mesmo local. “João convenceria um número suficiente de membros do COI e Jean Marie Weber distribuiria o dinheiro”, indica o autor do livro. Andrew Jennings, porém, não traz provas de que o dinheiro teria sido pago e nem quem teria recebido. “Havelange sabia o preço de todos os membros do COI”, apontou o escritor, citando o fato de que ele esteve envolvido no esporte por 46 anos.

Um comentário:

  1. Viva o pais que nao tem dinheiro para edução, mas tem pra estadio, futebol e politicagem

    ResponderExcluir